No inicio do ano de 1985, Pe. Tiago com a colaboração do Bispo D. Mathias. De volta de uma viagem, de São Paulo, anunciaram a comunidade de Baixa grande que naquele ano chegaria a Baixa Grande na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição as Irmãs Salvatorianas.
Provavelmente no mês de março de 1985, toda comunidade já se preparava para a chegada das mesmas, com toda ajuda para instalação e moradia, pois o que elas encontraram foi a comunidade buscando apoio e coletividade, ou seja, a comunidade precisava, queria então era preciso lutar para que desse certo e tudo se ajeitarem, conta dona Zulima que ela mesma então providenciou muitas coisas com outras companheiras, conseguiram, donativos, terreno para aumentar a área da casa onda as irmãs hoje residem, pois moraram primeiro onde hoje é a casa de dona Vanda. E a partir daí muitos na cidade também se mobilizaram para construção da casa.
As irmãs Cecília, Elma, Lenir e depois Iraci foram as primeiras a chegarem a Baixa Grande. Neste meio tempo a irmão Elma foi para Várzea do Poço.
O tempo em que as irmãs iam passar aqui era para ajudarem o Padre na Evangelização, pois como cantamos e oramos na oração vocacional a messe é grande e poucos são os operários. Daí a importância das irmãs que até hoje, com certeza tem mostrado o seu importante papel diante da comunidade.
E assim foram as formações, a catequese, as missões, as caminhadas nas capelas mais próximas como na Pecuária, e outras mais, as visitas as famílias, nas CEB’s e em outras paróquias vizinhas e onde precisavam de acordo com cada necessidade, depois, foi preciso ir mudando então vieram outras Irmãs como: Clementina, Luciene, Talita, Sandra, Edilene, Ilva, Zelita, Lurdes Nunes, Ana, Terezinha Pala, Neuza, Lourdes Bacega, Edenilse, Maria, Leontina, Cássia e Gerilda por quem iniciou a capela do Divino Salvador, alegria para àquela gente que aos pouco vão formando aquela comunidade e crescendo na evangelização.
Hoje residem conosco e tem esta missão, não a mais triste ou a pior de um ser humano, mas uma necessidade que qualquer, pessoa, grupo ou instituição pode passar, principalmente quando se participam de uma comunidade séria e competente, mas que age através da ação da Santíssima Trindade; são elas as Irmãs Angelina e Jovelina. E com toda certeza todas deixaram suas raízes seus belíssimos trabalhos, seus exemplos como um testemunho para a vida desta comunidade.
Os padres que hoje residem em Baixa Grande e vive essa missão, de passar a comunidade a situação das Irmãs e a notícia da saída das mesmas, são: Pe. Alfredo e Pe. Jeoval e tendo como bispo D. André With
Ressaltando que freira só tinha em Baixa Grande nas missões ou de passagem. E quando foi dito que chegaria aqui (as freiras) foi uma só alegria que movimentou toda comunidade católica na época.
Deixamos nosso muito obrigado a todas as Irmãs que por aqui passaram nestes 25 anos de evangelização, luta, paz, harmonia, ensinamentos e muita dedicação, mas em especial as Irmãs Angelina e Jovelina, só Deus pode lhes pagar por todo esforço missionário, e onde quer que venha a morar, evangelizar nos próximos anos vamos estar sempre rezando por vocês, sejam sempre fieis ao nosso bom Deus e que Ele vos conduzam em toda sua caminhada.
Sabendo que a vossa missão é tornar Jesus Cristo conhecido e amado, vão e que o Senhor vos santifique.
Ó Deus, Senhor e Salvador nosso, santifique-nos e torna-nos dignos de tua santidade e santifica-as para que, repletas de espírito apostólico, por teus méritos, possam produzir muitos frutos como produzistes no tempo em morastes em nossa Paróquia. Amém. Maria, Rainha dos apóstolos roga por nós!
Finalizando fica aqui não o nosso adeus, mas o nosso até logo, e quem sabe até breve!
Missa em Ação de Graças dos 25 anos das Irmãs Salvatorianas 19 de Dezembro de 2010
A celebração aconteceu no dia 19/12/2010, às 19h30min, na Igreja Matriz completamente lotada por fiéis da sede e também das comunidades rurais (CEB’s) e várias Irmãs das Paróquias da diocese, incluindo as Irmãs de Várzea do Poço, onde vive uma comunidade das Irmãs Salvatorianas para onde a Irmã Angelina irá fazer parte.
Toda a celebração houve momentos importantes, mas um bem, celebrado foi no momento do ofertório quando entraram crianças com faixas representando todas as Irmãs que já passaram na Paróquia.
No final tiveram as homenagens, presentes, mensagens, parabéns e muita cordialidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário